quinta-feira, 30 de junho de 2022

Prefeitura de vitoria da conquista entrga 550 tablets para Agentes de saúde

 

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Vitória da Conquista ganharam um importante reforço tecnológico para o desenvolvimento do trabalho junto à comunidade. Os profissionais receberam 550 tablets, em uma cerimônia que contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, na quadra esportiva da Fainor, nesta quinta-feira (30).

Os tablets servirão de ferramenta para alimentar o sistema federal e-SUS Território, que é utilizado para fazer o cadastro e acompanhamento domiciliar do cidadão, bem como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/SUS), ajudando na rotina de trabalho das 58 equipes de Atenção Primária que atuam nos bairros, distritos e povoados.

A prefeita Sheila Lemos pediu aos agentes o comprometimento e dedicação nesse importante trabalho de servir à população. “Vamos continuar investindo em tecnologia, estamos lutando por emendas parlamentares para que a gente consiga requalificar os nossos espaços de saúde, mas precisamos, acima de tudo, de profissionais comprometidos que levem saúde de qualidade a cada cidadão conquistense. E é preciso que utilizem e alimentem bem esse sistema, porque é o que irá trazer mais recursos para a saúde de Conquista”, destacou a gestora.

A coordenadora estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de endemias do Estado da Bahia (Sindacs), Rita França, afirmou que essa é mais uma vitória para a categoria. “É uma ferramenta de trabalho muito boa que vai ajudar os agentes comunitários, a Atenção Básica e a população, que depende muito do nosso desempenho. Agradeço à SMS e à prefeita que estão sempre disponíveis para atender as nossas demandas e que tem ouvido o nosso chamado”, pontuou Rita.

O ACS Domingos Lemos, que atua na equipe de saúde da família São Joaquim, foi o primeiro a receber das mãos da prefeita o seu novo instrumento de trabalho. “Essas ferramentas de trabalho auxiliam no melhor desenvolvimento do nosso serviço na zona rural. O e-SUS, hoje em dia é essa ferramenta informatizada, então o tablet vai ser de grande ajuda nas visitas às famílias”, contou ele.

Atuando na unidade de saúde Recanto das Águas, Saulo Santos disse que o tablet vai ser muito útil nos seus trajetos de porta em porta. “Usar hoje muito papel é até arcaico, ainda mais para nós que andamos muito e levamos peso, então vai ajudar muito. É gratificante poder estar junto com a comunidade, escutar os problemas e acompanhar a saúde de cada morador”, relatou o ACS.

Entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e profissionais do apoio administrativo, são aproximadamente 1.300 profissionais que irão alimentar o sistema e-SUS e acessar informações confiáveis sobre pacientes e famílias atendidas.

“Com mais recursos, poderemos realizar investimentos cada vez maiores na prevenção, na valorização da equipe e na Atenção Básica, assegurando que cada família tenha acesso a um serviço de qualidade”, finalizou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

Fonte https://www.pmvc.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.