terça-feira, 11 de setembro de 2012

Famílias cadastradas no Bolsa Família devem manter seus filhos na escola e acompanhamento medico



As famílias cadastradas no programa e que possuem crianças menores de sete anos e/ou mulheres em período gestacional, para continuar a receber o auxílio financeiro, deve cumprir alguns compromissos – conhecidos como condicionalidades – nas áreas de saúde e educação. O acompanhamento das famílias é realizado por Agentes Comunitários de Saúde que integram o programa Saúde da Família ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em ambos os casos, as famílias recebem informações sobre moradia, saneamento e alimentação. “O objetivo principal das condicionalidades é responsabilizar tanto as famílias, quanto o poder público no acesso a esse serviço. Não é só uma responsabilidade unilateral, é uma responsabilidade compartilhada. Toda família que entra no programa tem consciência desse compromisso que ela deve cumprir dentro dessas agendas para continuar recebendo o benefício”, explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

Bolsa Família - O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa do Governo Federal de transferência direta de renda destinada a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O objetivo do programa é promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e erradicar a miséria do país.

Atenção Estados e Municípios! Já está disponível os dados das famílias participantes do Bolsa Família que devem ser acompanhadas pelos agentes de saúde. Para esta vigência, a saúde deverá acompanhar 11.428.073 famílias. A relação está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde (http://bolsafamilia.datasus.gov.br).
Fonte: Blog da Saúde


                Anúncios



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.