terça-feira, 30 de julho de 2013

GOVERNO FAZ MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA TESTAGEM DE HEPATITES


sangue
Até o próximo dia 03/08/2013 (sábado), o Ministério da Saúde, em conjunto com todos os estados e municípios do país, realizará testes rápidos para detecção das hepatites B e C.
Além disso, será possível se vacinar contra a hepatite B em postos de saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento e centros de reabilitação da rede pública. As ações fazem parte do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no último dia 28 de julho. A estimativa é realizar cerca de 170 mil testes durante esse período.
As hepatites são consideradas uma doença negligenciada em todo o mundo. Cerca de 325 milhões de pessoas são portadoras crônicas da hepatite B e 170 milhões têm o tipo C, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, a estimativa é de que existam 800 mil infectados pelo vírus B e 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C.
A partir deste ano, a vacina contra hepatite B passará a ser oferecida para pessoas com até 49 anos. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos.  Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram imunizadas. Após três doses, mais de 90% dos adultos jovens e mais de 95% das crianças e adolescentes desenvolvem respostas adequadas de anticorpos.
Doença grave que ataca o fígado, os cinco principais tipos de hepatite (A,B,C,D e E) são causados por vírus que podem ser transmitidos de pessoa para pessoa. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) .e assim como a hepatite C, também pode ser transmitida pelo sangue.
A enfermidade nem sempre apresenta sintomas, mas quando eles aparecem em geral são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
drauziovarella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.