segunda-feira, 16 de maio de 2016

Agentes de saúde e de endemia de Boa Vista entram em greve nesta 2ª

30 mil visitas deixarão de ser feitas em cada dia de paralisação, diz sindicato.
Realização de seletivo e capacitação estão entre reivindicações.


Agentes se reuniram em frente a prefeitura na manhã desta segunda (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Agentes se reuniram em frente a prefeitura na manhã desta
segunda (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Do G1 RR

Agentes de saúde e de endemia de Boa Vista entraram em greve nesta segunda-feira (16), conforme o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias (Sindacse) de Roraima. Os cerca de 420 agentes paralisaram as atividades por tempo indeterminado.

O sindicado informou que a cada dia de greve cerca de 30 mil visitas deixarão de ser feitas à população. "Os agentes de endemia estão no combate à dengue. Com a chuva, com certeza vai só piorar. Já os agentes de saúde atendem gestantes, hipertensos, diabéticos e crianças. Toda essa população vai ficar desatendida", disse Jeane Almeida, membro do sindicato.


Entre a pauta com 15 reivindicações feita pela categoria, estão a valorização profissional com cursos e capacitações, a realização de seletivo para convocar novos agentes, auxílio alimentação, acompanhamento de perícia médica e reajuste do vale transporte.

"A situação dos agentes é extremamente preocupante porque o quadro é insuficiente para atender a demanda da capital. Nós estamos cobrando o processo seletivo para a contratação de 100 agentes de endemias e mais 70 agentes comunitários de saúde", disse o presidente do Sindacse, Flavinei Almeida.

Segundo o Sindacse uma reunião com a secretaria de saúde do município está marcada para a tarde desta segunda.Apesar da greve, alguns pacientes continuarão recebendo assistência. "Estamos priorizando o atendimento de pacientes com tuberculose, com hanseníase e alguns casos de pacientes que estão acamados e que não tem ninguém para auxiliar. Nesses casos pontuais as visitas serão feitas", garantiu o presidente.

O que a prefeitura diz
Em nota, a prefeitura de Boa Vista informou que 'reconhece a legitimidade das reivindicações dos servidores, mas não pode, nesse momento de crise financeira nacional, beneficiar apenas uma categoria de profissionais em detrimento das demais'.

A prefeitura afirmou que está em processo de contratação de uma empresa para realizar o seletivo de novos agentes. "Além disso, a Prefeitura já efetua o pagamento integral da insalubridade anual. Algumas reivindicações estão sendo analisadas e outras são inviáveis no momento", disse a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.