terça-feira, 7 de maio de 2019

Novos agentes de saúde de Ribeirão Pires fazem curso introdutório

Profissionais aprovados em processo seletivo estão sendo qualificados pela Prefeitura para atuarem em Unidades da Atenção Básica municipal

Treinamento dos novos Agentes Comunitários de Saúde
Treinamento dos novos Agentes Comunitários de Saúde
Crédito: Gabriel Mazzo
Os serviços de saúde na Atenção Básica de Ribeirão Pires estão sendo fortalecidos e aperfeiçoados pela Prefeitura. Desde a última semana, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias chamados do Processo Seletivo iniciado em dezembro de 2018 estão participando de Curso Introdutório ministrado por profissionais da rede municipal.

Nas atividades, os 27 novos agentes conheceram a estrutura da Secretaria de Saúde Municipal, fluxos de atendimento, o perfil dos moradores da cidade e como funciona o SUS. A cada dia, especialistas da própria Prefeitura ministraram palestras sobre temas que fazem parte da rotina de trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família – nas Unidades de Saúde da Família do município.


Entre os assuntos abordados com os novos agentes estão Saúde Bucal; ISTs/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase; Saúde Mental; Saúde e Ciclo de Vida; e temas relacionados à Vigilância à Saúde – Sanitária, Epidemiológica, do Trabalhador e Ambiental; bem como CCZ.



















Questões voltadas à organização do serviço em uma Unidade de Saúde da Família, processo de territorialização, sistema de informação, e diagnóstico e planejamento em saúde também foram pautadas nos encontros.

“Essa é uma preparação para os profissionais que irão reforçar as ações de Estratégia de Saúde da Família em nossa rede municipal. Os cuidados com os moradores estão sendo realizados de forma humanizada, prezando pela prevenção de doenças e pelo acompanhamento dos pacientes. Dessa forma, trabalhamos para garantir o bem-estar das pessoas, com mais qualidade de vida à população e eficiência aos serviços ofertados”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Os palestrantes da rede municipal de Saúde foram: Leandro Borges (diretor geral de enfermagem); Rosana Mattiazzo (Coordenadora de Atenção Básica); Irani Leite (SAE); Dr. Cleber Souza (médico generalista); Zizelda Teline (articuladora de Atenção Básica do Grande ABC, da DRS 1/SES); Maria Aparecida Silva Morais (articuladora de Humanização para o Grande ABC da DRS 1/SES); Juliana Oliveira (diretora de Vigilância à Saúde); Nanci Garrido (Coordenação do Programa IST/Aids e responsável do SAE/Ambulatório Infectologia); Rosimary Pedrosa (Saúde Mental); Marcia Itamoto (Coordenadora de Saúde Bucal); Anderson Gomes Mota (Cirurgião Dentista - Vigilância Sanitária); e Dra. Elma Vega Bexiga (pediatra, Coordenadora Médica da Atenção Básica).


Fonte:http://www.abcdoabc.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.