quinta-feira, 2 de agosto de 2012

(STF) da inicio ao Julgamento do mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira o julgamento do processo sobre o esquema que ficou conhecido como mensalão, que atingiu o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005.
                                   www.imagemfolheados.com.br/?a=26315



O chamado mensalão foi denunciado pelo então deputado federal e presidente do PTB Roberto Jefferson (RJ) ao jornal Folha de S.Paulo no início de junho de 2005, durante o primeiro mandato de Lula. A entrevista foi dada depois de reportagem da revista Veja apontar o então parlamentar e seu partido como beneficiários de um esquema de corrupção nos Correios.
Acuado pelas denúncias, Jefferson partiu para o ataque e disse que o tesoureiro do PT na época, Delúbio Soares, pagava uma "mesada" a parlamentares do PP e do então PL, hoje PR, em troca de apoio ao governo no Congresso.
Na mesma entrevista, Jefferson disse ter recusado que o PTB entrasse no esquema e disse ter avisado o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e Lula. Ele disse ainda que, depois de alertar o presidente, a distribuição do que chamou de "mensalão" teria parado.
Em resposta a essas denúncias, e a outras acusações envolvendo a atuação de pessoas que ocupavam cargos nos Correios por indicação do PTB, o Congresso instalou a CPI mista dos Correios.
Em nova entrevista à Folha, Jefferson afirmou que o empresário Marcos Valério seria o operador do mensalão.
Pressionado pela onda crescente de denúncias que saía todos os dias na imprensa, Dirceu pediu demissão do comando da Casa Civil do governo Lula e voltou à Câmara dos Deputados, onde sofreria processo que resultou na perda de seu mandato.
Dos 15 deputados que foram julgados pelo plenário da Câmara por suspeita de envolvimento no chamado mensalão em 2005, somente três tiveram seus mandatos cassados. Além de Dirceu, que tinha mandato pelo PT-SP, perderam o mandato Jefferson, parlamentar pelo PTB-RJ, e Pedro Corrêa (PP-PE).
Além de parlamentares do PP, do então PL e do PTB, também foram acusados de envolvimento no esquema deputados do PT e até mesmo do então PFL, hoje DEM O episódio do mensalão foi o momento de maior crise política nos oito anos de governo Lula. Além da CPI dos Correios, o governo não conseguiu impedir a criação da CPI dos Bingos, no Senado, inicialmente criada para investigar denúncias contra um assessor de Dirceu em 2004.

                            www.imagemfolheados.com.br/?a=26315

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.

Publicidade