terça-feira, 23 de outubro de 2012

Governo Antecipa Campanha Contra Dengue em Pernambuco.



                   

Secretaria de Saúde de Pernambuco apresentou nesta terça-feira (23), no Recife, o Plano de Ação Para Prevenção e Controle da Dengue 2013. É uma inciativa importante, porque a eclosão de pragas dos mosquitos transmissores, a partir de ovos “guardados” ao longo de meses em locais estratégicos, ocorre quando chegam as chuvas de verão.
O Plano foi lançado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira (na foto ao centro), durante entrevista coletiva na sede da Secretaria, no bairro do Bongi, no Recife.
O secretario de Saúde, Antônio Carlos Figueira, explicou que é impossível impedir que a população contraia a Dengue, mas é possível evitar as mortes. "Queremos diminuir ainda mais que a doença se espalhe", disse.
Ao todo, serão investidos R$ 5,6 milhões do fundo estadual, um aumento de 20% em relação a 2011. A Secretaria ainda ficará responsável por fiscalizar a utilização dos R$ 6 milhões repassados pelo Ministério da Saúde (MS) diretamente aos municípios. “Neste ano, resolvemos colocar a população como principal agente de controle da dengue. Sabemos que 90% dos casos de dengue registrados foram provocados por focos existentes na residência do paciente. Por isso, é preciso mobilizar todo o povo pernambucano a manter reservatórios de água tampados, não jogar lixos em terrenos baldios, não deixar água acumular nos vasos de plantas, além de permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências. Essas são medidas que parecem simples, mas que podem ajudar a salvar vidas”, diz o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
EM 2012, Pernambuco registrou 20 óbitos confirmados por dengue. Isso representa uma diminuição de 62,96% comparando com o mesmo período de 2011, quando foram confirmados 54 óbitos. Também reduziram os casos graves: de 644, em 2011, para 184, em 2012 – um decréscimo de 71,27%. Entre os fatores para esse panorama, está a capacitação das equipes médicas, com o intuito de otimizar o manejo clínico dos pacientes e, com isso, evitar as complicações da doença. Por outro lado, apesar da diminuição de mortes, o número de casos totais teve acréscimo: de 33.608 notificações, em 2011 (14.303 confirmados), para 59.554 em 2012 (24,613 mil confirmados), um aumento de 77,20%.
Para frear o aumento no número de casos de dengue e evitar o risco de um período epidêmico que, normalmente, acontece no início do ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) adianta-se e lança, nesta terça-feira (23/10), na sua sede, no Bongi, às 9h, o Plano de Ação Para Prevenção e Controle da Dengue 2013. Durante o lançamento, será explicado o novo formato de monitoramento dos 114 municípios prioritários, que visa identificar as falhas nas ações que possam levar ao aumento na circulação do mosquito Aedes Aegypti em Pernambuco. Além do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, participam do evento os jogadores Magrão (Sport), Renatinho (Santa Cruz) e Kuki (Náutico), que se juntam à causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.