quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vigilância Sanitária Intensifica Fiscalização Visando as Prévias do Carnaval de Olinda


Técnicos fiscalizam qualidade da água fornecida à população de Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.Olinda respira carnaval. E com as prévias de Momo já acontecendo pelas ruas e ladeiras da cidade, as equipes da Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria de Saúde do Município, iniciam esta semana um trabalho para intensificar a fiscalização do comercio formal da orla e Cidade Alta.
O objetivo dessas inspeções, que também são educativas, é observar a qualidade dos alimentos e bebidas vendidas aos foliões e turistas. Hotéis, pousadas, fábricas de gelo, bares e restaurantes, bem como drogarias serão visitados com mais freqüência, no intuito de garantir a saúde da população.
Durante a semana, de segunda a quinta-feira, as equipes estarão durante o dia realizando trabalho de rotina de fiscalização no comercio formal. Na sexta e sábado, os trabalhos ocorrerão à noite e, no domingo, no período da tarde.
A gerente da VISA, Adriana Figueiredo, recomenda ao folião observar tudo. “Copos, talheres e até mesmo o gelo deve ser de procedência confiável”, afirmou acrescentando que bem antes do carnaval as equipes técnicas fazem inspeções preventivas nas fábricas, farmácias e comércio em geral.
Ela destaca ainda que não será permitida a comercialização de bebidas sem procedências como água em saquinho e batida. Adriana Figueiredo informa também que o ambiente de comercialização é indispensável, principalmente se o vendedor estiver seguindo os requisitos básicos de higiene e manipulação de alimentos.
Dicas:
  •  Alimentos servidos quente devem ser mantidos em temperatura acima de 60° C;
  • Quem manipula os alimentos deve estar protegido com luvas, toucas e bata de cor clara. Também devem evitar adornos pessoais como pulseiras, anel e relógio;
  • É proibido ao manipulador de alimentos o manuseio de dinheiro;
  • Queijos, carnes, molhos, vinagrete entre outros, devem ser guardados sobre refrigeração;
  • Caixas isotérmicas (isopor, por exemplo) deverão estar em perfeitas condições sanitárias, dando preferência as de plástico;
  • Evitar acondicionamento de gelo em caixas isotérmicas;
  • Lixeiras devem ser de acionamento não manual com saco plástico no seu interior;
  • É proibido manipular alimentos no local, como frutas, verduras e carnes;
  • Ao abrir enlatados, o produto deve ser colocado dentro de um vidro, plástico ou outro recipiente atóxico e guardar conforme orientação do fabricante;
  • Copos e talheres devem ser descartáveis e descartados após o uso;
  • Não é permitido uso de utensílios com cabo de madeira;
  •  Frutas e verduras devem ser lavadas de maneira correta. Para isso é preciso misturar uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e deixar imerso por 30 minutos. Em seguida enxaguar em água potável e guardar em depósito atóxico.
Sugestões, dúvidas e denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o setor de protocolo da VISA, através do telefone (81) 3431.3053.
Fonte: http://www.olinda.pe.gov.br
                     Anúncios 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.