O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para o próximo dia 10 de maio. Inicialmente, o fim da campanha estava marcado para esta sexta-feira. 
Segundo o ministério, até as 18h desta quarta-feira 14,9 milhões de  pessoas foram imunizadas. O número representa 47,6% da meta de imunizar 31,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, incluindo os doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. A meta da campanha, que começou dia 15 de abril, é vacinar 80% do público-alvo.
O Ministério da Saúde recomendou aos municípios e Estados que não atingiram a cobertura adequada uma intensificação das ações, para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados. 
“Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegida”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que alertou, ainda, para que as pessoas não deixem para a última hora.
A Região Sul é a com maior adesão da população. Excluindo as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade, foram vacinados quase três milhões de pessoas, 60,46% de cobertura da região Sul. 
Na sequência está a Região Centro-Oeste, que conseguiu vacinar 876.967 pessoas, ou 40,01% do público-alvo. A região Sudeste vacinou 4,9 milhões de pessoas, 35,3% do total. Na Região Norte foram imunizadas mais de 919 mil pessoas, número que corresponde a 38,53% do total. A Região Nordeste já imunizou 37,79% do público-alvo, ou seja, mais de 3,2 milhões de pessoas.

Terra