quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Agentes de endemias vão participar de capacitação


dengue
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande está realizando um curso de capacitação para os agentes de combate às endemias do município. A atividade, que acontece no auditório do Centro de Tecnologia e Educação (CTE), será realizada em três etapas até o dia 23 de agosto, sendo uma turma por semana. O objetivo é atualizar os 261 agentes sobre os processos de trabalho no controle das doenças endêmicas.
De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, além das orientações para o combate às endemias, os agentes vão receber noções de Epidemiologia, Relações Humanas e Psicologia do Trabalho. Segundo a coordenadora, esta será a quinta capacitação deste ano realizada para a categoria.
“O processo de formação continuada era uma das reivindicações antigas dos profissionais e extremamente importante para o trabalho preventivo que estamos realizando em todos os bairros da cidade, a exemplo dos mutirões de combate ao mosquito da dengue”, explicou.
Rossandra disse ainda que os agentes de endemias também atuam no controle de doenças como a Leptospirose, Raiva, Doença de Chagas e aquelas provocadas pelos animais sinantrópicos (pombos e morcegos). “São doenças que estão sob controle porque existe prevenção, por isso é preciso atualizar os agentes sobre o manejo dos venenos utilizados no controle de pragas e, também, para que eles possam dar orientações corretas durante as visitas domiciliares”, explicou.
Segundo a coordenadora, o combate às endemias no município foi intensificado com a criação este mês da Equipe de Desinsetização, Burrificarão e Dedetização. “É um serviço a mais que a Secretária de Saúde incorpora ao controle das doenças endêmicas, mas é preciso sempre lembrar que a população também é a nossa maior parceira na prevenção das doenças”, afirmou.

campinagrandepb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.