terça-feira, 22 de setembro de 2015

Coordenador do SINDACS discute Plano de Valorização dos ACE e ACS em Brasília

Na segunda-feira (21) aconteceu em Brasília uma reunião do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), com a Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), para discutir a cerca do Plano de Valorização dos ACS e ACE.

Outro ponto bastante discutido foram as Leis Federais 12.994/14- que rege o piso salarial da categoria, a qual não é cumprida por algumas prefeituras do Brasil, inclusive o prefeitura de Salvador, e também a Lei 11350/06, que regulamenta as atividades de ACE e ACS
Para o Coordenador do SINDASC e também Secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Robson Goes, os ACE e ACS são fundamentais na medida em que conhecem de perto os problemas da população. “Não há Programa de Saúde da Família de qualidade, muito menos um combate sério a endemias, sem eles”, garantiu.
Também foi apresentada uma pesquisa sócia econômica sobre ACS e ACE onde os ACE encontram-se registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES), logo, podemos ter uma nova realidade dos ACE no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.