sábado, 28 de maio de 2016

Agentes de saúde fazem arrastão contra dengue em São José, SP

Cidade tem 1,3 mil casos confirmados da doença em 2016.
Visitas são feitas em imóveis na região central neste sábado (28).

Imagem da história para agentes de saude de Globo.com
Do G1 Vale do Paraíba e Região

Agentes de saúde fizeram um arrastão contra a dengue em São José dos Campos neste sábado (28). Eles visitaram casas da região central da cidade.

Mesmo com 1,3 mil casos confirmados da doença e epidemia decretada desde março, os agentes ainda encontram resistência dos moradores para entrar nas casas.

A chefe do Controle de Zoonoses de São José dos Campos, Margarete Corrêa, informou que toda região central vai ser visitada pelos agentes. Ela explicou que, mesmo com a queda nas temperaturas, o mosquito continua se proliferando.


“O ciclo de reprodução do mosquito é mais curto no verão, no inverno ele é ampliado para até 13 dias, então ganhamos tempo no combate. Mas é importante não reduzir a prevenção”, disse.
Casas vazias, para alugar ou vender, principalmente nos bairros Esplanada e Jardim Apolo, são um desafio à vistoria.

A secretária aposentada Denise Rocha recebe os agentes da prefeitura com frequência. A casa dela é grande e cheia de plantas, por isso, o cuidado deve ser dobrado. “Fico sempre olhando os vasos e pratos, não esqueço”, disse.

O agente Thiago Teixeira explicou que a acolhida dos moradores é importante para o trabalho. “Estamos com crachá, nossas identificações estão no site da prefeitura, então quem tiver dúvida pode olhar lá e abrir a casa para fazermos o trabalho”, disse.

Zika e chicungunya
A cidade já registrou 16 casos de zika e cinco de chicungunya – todos são importados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.