quarta-feira, 18 de maio de 2016

Uberlândia:Agentes comunitários de saúde fazem manifestação em frente à Câmara


manifestacao-agentes-saude-CleitonBorges-18maio
Agentes comunitários de saúde se manifestaram, nesta quarta-feira (18), em frente à Câmara de Vereadores de Uberlândia. Eles reivindicam o pagamento do piso nacional para a categoria e estão contra uma portaria do Conselho de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) que define a inclusão de técnicos de enfermagem às equipes do Programa Saúde da Família. A mobilização em Uberlândia reuniu cerca de 100 pessoas. A paralisação foi nacional, mas não há previsão de greve da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde de Uberlândia e Região, Ronaldo Rosa de Souza, o salário médio da categoria é de R$ 1.014, enquanto que o piso nacional é de R$ 1,2 mil. “Estamos encaminhando ofício para a Prefeitura para iniciarmos as negociações com a fim de termos o reajuste. A correção deveria ter sido aplicada em fevereiro deste ano, o que não aconteceu”, afirmou Souza. A reportagem do CORREIO de Uberlândia entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, porém ainda não teve retorno.
Outra demanda da categoria, referente a inclusão de técnicos de enfermagem nas equipes do programa Saúde da Família, foi respondida por meio de nota pelo COREN-MG à Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde. Conforme a informação dada pelo conselho, a portaria emitida trouxe dúvidas por ter usado a palavra “substituição”, enquanto na verdade o que o órgão e o Ministério da Saúde preveem é a inclusão de técnicos de enfermagem às equipes. Ainda segundo a nota, essa inclusão não irá alterar as atribuições dos agentes.
Em Uberlândia, atualmente, são 380 agentes comunitários de saúde, que formam 80 equipes. Esses profissionais são responsáveis por ações de prevenção de doenças e promoção da saúde em visitas domiciliares ou a comunidades para atendimento individual ou coletivo de demandas dos Sistema Único de Saúde.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.