terça-feira, 19 de julho de 2016

Agentes de endemias têm contrato suspenso e prefeitura não prevê renovação

Prefeitura de Londrina decretou ponto facultativo na quarta-feira (20) após a suspensão do feriado (Foto: Luiz Jacobs/Prefeitura de Londrina/Divulgação)
Cerca de 100 agentes de Endemias não tiveram seus contratos renovados pela Prefeitura de Londrina e não atuam mais no combate à dengue. Dos 399 municípios paranaenses, há casos confirmados de dengue em 319 deles, 85 com situação de epidemia, como Londrina, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesa) do Paraná. 

Entre agosto de 2015 e o dia 12 deste mês, os municípios com maior número de casos notificados são: Paranaguá, com 19.700, Londrina, com 16.559, e Foz do Iguaçu, com 13.223. Os municípios com maior número de casos confirmados são: Paranaguá, com 15.751, Foz do Iguaçu, com 6.306, e Londrina, com 4.361 e dois óbitos.

No entanto, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, informou que Londrina vive atualmente um período com números baixíssimos. "Desde a última semana de maio até as duas primeiras semanas de julho de 2016, nosso município registrou uma média de 1,79 caso acumulado por cada 100 mil habitantes", explicou.

Martin confirmou que os últimos agentes não terão seus contratados renovados pelo município. Cerca de 100 inscritos foram chamados após processo seletivo da Prefeitura, para a contratação temporária. Os agentes iniciaram o trabalho em janeiro deste ano. "No fim de 2015, foi feito um contrato emergencial, de seis meses, por meio de teste seletivo, conforme decreto municipal endemiológico, que naquele período era exigido. Este edital acompanhava um cronograma, que foi atendido. Não posso contratar fora deste período", informou o secretário.

O secretário tranquiliza a população afirmando que o atual índice de infestação no município é baixo. "Tivemos uma redução no número de casos da doença, que chegou a quase zero por semana. O atual índice de infestação é baixíssimo, um período de recesso da doença. Além disso, ainda temos 257 agentes de carreira atuando em nosso município", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.