sexta-feira, 30 de junho de 2017

Agentes de Saúde recebem tablets para agilizar lançamento de informações


Imagem da história para agentes de saude de odiario.com
Os agentes de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá receberam 28 tablets para registros de informações de usuários do sistema, nesta quinta-feira (29). A ideia faz parte de um projeto-piloto apresentado por acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Educação Física e Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que apresentaram a proposta ao prefeito Ulisses Maia na última semana. O projeto-piloto será desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Jardins Olímpico, Império do Sol e Jardim Paris.

O projeto prevê que os agentes comunitários registrem as informações em tablets, em vez de utilizar as fichas para cadastros e atualização dos usuários. Os acadêmicos serão responsáveis por capacitar os agentes e comparar o sistema de gerenciamento com as UBS que ainda não o utilizam, para em seguida ser implementado em todas as unidades de saúde.

O secretário de Saúde Jair Biatto entregou nesta quinta os tablets às UBS para o sistema ser gerenciado a partir da semana que vem. "Com o aparelho, todas as informações serão lançadas para o sistema e os agentes poderão fazer a atualização e relatórios mesmo estando off-line. Depois as informações são compartilhadas no sistema gestor", explica Biatto. A Secretaria de Saúde já havia criado uma proposta para automatizar o trabalho dos ACS e, com a ajuda dos acadêmicos, o projeto será colocado em prática.

O professor do Centro de Ciências da Saúde da UEM, Wilson Rinaldi, explicou que na disciplina de Atenção à Saúde os alunos participam de vários encontros nas UBS′s, vivenciando as necessidades dos profissionais. "Identificamos que os agentes realizam os relatórios, cadastros e atualizações manualmente, então sugerimos o projeto para contribuir com a rotina deles", esclarece Rinaldi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.

Publicidade