sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tablets agilizam trabalho de agentes de endemias

Resultado de imagem para imagens de tablets do esus

Tecnologia garante ganho de 35% na produtividade dos funcionários, que podem visitar mais casas
Fonte: http://www.folhadelondrina.com.br/

As planilhas em papel foram substituídas por tablets na rotina de trabalho dos 27 agentes de endemias de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). A tecnologia, conforme o diretor de Vigilância e Saúde, Rafael Dias, já está garantindo um ganho de 35% na produtividade das equipes. O município investiu R$ 60 mil na aquisição dos equipamentos e treinamento dos funcionários.

"Os agentes usavam papel para fazer todos os lançamentos do trabalho cotidiano, como entrada e saída das vistorias e a situação dos domicílios", explicou. Ao final do dia, essas informações eram lançadas em um boletim diário de consolidação que depois alimentava o boletim geral do município. Uma vez por semana, as informações eram reunidas e encaminhadas à Regional de Saúde. "Como os tablets têm internet 4G, os dados coletados pelos agentes passam a entrar de forma automática na central de compilação de dados", relata.

Em uso há dez dias, a tecnologia já imprimiu mais agilidade ao serviço, permitindo que os agentes façam mais visitas. Outra vantagem, segundo Dias, é que o planejamento das tarefas que os agentes devem cumprir a cada semana já é encaminhado diretamente para cada funcionário, eliminando a necessidade de outros funcionários irem até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) entregar o documento.

"Também conseguimos acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes e falar com qualquer um deles pelo programa de comunicação. Dessa forma, eles conseguem atender denúncias não previstas no planejamento de modo imediato."

Além da agilidade, Dias acredita que a nova tecnologia vai trazer informações mais precisas sobre a situação das endemias no município. "Através do georreferenciamento, teremos uma visão mais ampla da incidência dos focos do mosquito da dengue, por exemplo, olhando um mapa", espera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.