quarta-feira, 13 de junho de 2018

Trabalho acadêmico destaca a importância do Agente Comunitário de Saúde


Trabalho acadêmico destaca a importância do Agente Comunitário de Saúde
Muita gente não imagina, mas o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é essencial para o desenvolvimento do serviço público de saúde de um município. A atuação destes profissionais, que todos os dias percorrem os bairros visitando famílias periodicamente, como parte da Estratégia de Saúde da Família, é destaque em um trabalho acadêmico de um curso universitário de Enfermagem em Muriaé e foi tema de entrevista no programa “Super Tarde”, da Rádio Muriaé.

Para falar do assunto, estiveram na emissora, a estudante de Enfermagem e socorrista do Samu, Daniele Paula dos Santos, integrante do grupo responsável pelo trabalho, a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Gotardo, Fernanda Simão Rodrigues, Agente comunitária de saúde, Luciana Dias Gomes.

Para ouvir a entrevista na íntegra, clique abaixo da primeira foto

Daniele destacou que durante a elaboração do trabalho, foi constatado que grande parte da população não tem conhecimento da relevância do serviço prestado pelo ACS e algumas pessoas sequer atendem os profissionais quando estes vão até suas residências.


















Já a enfermeira, Fernanda Rodrigues, explicou que o contato direto do agente com os moradores é fundamental, porque é ele que vai levar até a equipe da UBS a realidade daquela família e suas necessidades, para que o atendimento seja o melhor possível.

A agente, Luciana Dias, disse que apesar de ser muito bem recebida na maioria das casas de sua área de atuação, ainda encontra resistência por parte de algumas pessoas que “acham que não precisam do atendimento”, ou ignoram os benefícios que o serviço pode oferecer.

Texto: Rádio Muriaé

Fonte : Radio Muriaé




Ajude-nos a manter este SITE e projeto, fazendo uma doação via PAYPAL ou PAGSEGURO

                          




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.

Publicidade