quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Agentes de saúde de Umuarama recebem treinamento para atuar com tablet


Resultado de imagem para imagens do esus
Fonte:http://www.ilustrado.com.br

Umuarama - Agentes comunitários de saúde (ACSs) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim União foram os primeiros a receber treinamento para utilizar tablets para o acompanhamento das famílias assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde naquela região da cidade. A chefe da Atenção Básica em Saúde, Andressa Paola de Oliveira Queiroz Martins, e Júlio Cezar de Oliveira, do apoio administrativo, estiveram com os ACSs da unidade.
De acordo com os agentes, o equipamento vai agilizar o acompanhamento às cerca de 600 famílias da área de cobertura da UBS. “Com a utilização desse sistema, os dados serão mais confiáveis e completos. O relatório eletrônico será preenchido no momento da visita e depois transmitido ao sistema do SUS automaticamente, assim que o agente voltar para sua unidade e o tablet se conectar à internet por Wi-Fi”, explicou Andressa.
A ferramenta de trabalho tem sido bem recebida pelos agentes. Criado pelo Ministério da Saúde em 1995, o cargo tem como atribuições estimular a organização comunitária, participar da vida da comunidade através das organizações, estimulando a discussão sobre a qualidade de vida da população; fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde; manter um cadastro atual sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais; além de informar a equipe de saúde sobre a dinâmica social da comunidade.



















Os agentes também orientam sobre a utilização dos serviços de saúde; registram nascimentos, doenças de notificação compulsória, de vigilância epidemiológica e óbitos; cadastram todas as famílias da sua área de abrangência; identificam e registram gestantes e crianças de 0 a 6 anos, através de visitas domiciliares; e ainda executam ações e atividades básicas de saúde como acompanhamento de gestantes e nutrizes; incentivo ao aleitamento materno; crescimento e desenvolvimento da criança; cumprimento do calendário da vacinação; controle das doenças diarréicas e da Infecção Respiratória Aguda (IRA); orientação sobre alternativas alimentares, medicina popular e ações de saneamento e melhoria do meio ambiente.
“Os nossos agentes acabam se tornando amigos das famílias que acompanham e fortalecem o elo delas com os profissionais da unidade de saúde de bairro. Realizam um trabalho de extrema importância, que será facilitado com o uso do tablet, a partir dos próximos dias”, acrescentou a secretária de Saúde, Cecília Cividini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use comentários moderados sem ofensas ou palavrões, comentários ofensivos não serão publicados.